Para Pensar: Os sete pecados capitais da Distribuição

Matheus Cônsoli fala sobre alguns desafios do processo de vendas e gestão na distribuição de insumos.

Se formos considerar alguns desafios do processo de vendas e gestão na distribuição de insumos, que “pecados” você não deveria cometer?

Segue uma lista tentativa de discussões que temos tido com distribuidores e fabricantes para você refletir e melhorar no seu negócio:

  1. Não ter informação de clientes. Esse é seu maior ativo. Implemente processos e sistemas, cobre a equipe e mantenha informações de clientes (cadastro, potencial, aspectos técnicos, comerciais e financeiros) sempre atualizados.
  2. Não conhecer o mercado onde atua. Conhecer profundamente sua área de atuação, cultivos, custos, aspectos climáticos e técnicos. Não se esqueça da concorrência – você sabe o que seus concorrentes estão fazendo e quais seus diferenciais?
  3. Não visitar clientes com regularidade. Confiança, proximidade e qualidade de serviços andam juntos.  Se você não está presente nos seus clientes, alguém está!
  4. Não fazer assistência técnica e acompanhamento de clientes. Não é na sua revenda que as coisas acontecem, é na propriedade dos seus clientes. Sua equipe está lá e está pronta para fazer recomendações e resolver problemas técnicos?
  5. Não ter capacidade de resolver problemas. Seus clientes têm expectativas, alinhado com os dois itens anteriores, se sua equipe está presente e surgem problemas técnicos (essas são grandes oportunidades na realidade), sua equipe está preparada para atuar?
  6. Não fazer gestão dos clientes. Quem controla as informações, visitas, processos. Quem identifica e como as oportunidades são avaliadas? Temos sistemas que tratam das informações estratégias dos nossos clientes?
  7. Não ter boa gestão da equipe de vendas. Quem controla e como você gerencia sua equipe. Reuniões, processos, ferramentas, capacitação, coleta de informações, politicas comercias, metas e resultados. Você tem isso nas mãos?

Fuja desses pecados capitais da gestão comercial na distribuição de insumos e seus resultados serão bem melhores.

Sobre Matheus Alberto Cônsoli
Matheus Albeto Cônsoli ?? Especialista em Estratégias de Negócios, Gestão de Cadeias de Suprimentos, Distribuição e Marketing, Vendas e Avaliação de Investimentos. Doutor pela EESC/USP. Mestre em Administração pela FEA/USP. Administrador de Empresas pela FEA-RP/USP. Professor de MBA??s na FUNDACE, FIA, FAAP, PECEGE/ESALQ, entre outros.